-
Arquitetos: El Equipo de Mazzanti; El Equipo de Mazzanti
- Área: 700 m²
-
Fotografias:Sergio Gomez, Rodrigo Dávila
Descrição enviada pela equipe de projeto. Além da volumetria geral, a materialidade do Parque Educativo de Marinilla talvez seja o que mais ressalta à primeira vista por ser uma malha de alumínio que envolve todo o edifício. Tanto as fachadas como os plano inferiores e superiores são resolvidos com painéis pré-fabricados de uma malha expandida que são mantidos pela estrutura principal do edifício, razão pela qual a montagem é bastante simples.
Por outro lado, devido a sua configuração semi-aberta, a malha funciona como o mecanismo de fechamento permeável que - cumprindo a função principal de acolher e proteger do entorno - permite a ventilação natural no edifício. Além disso, devido à situação do edifício, a malha possibilita aos usuários tirar maior proveito das vistas e ter contato com a natureza e atividades exteriores que o rodeiam.
Para o piso foi utilizado um deck de madeira que gera maior calidez no espaço interior sem romper com a tonalidade do conjunto. Com a utilização do revestimento vermelho nas faces exteriores das salas de aula, busca-se ressaltar estes pontos dentro do grande espaço que é o edifício, destacar os focos de atividade.
A estrutura é outro ponto essencial do projeto formal, pois é concebida como um esqueleto aparente, que consegue estar presente sem ser invasivo.
Por fim, vale ressaltar a vegetação, que foi planejada num sistema perimetral, que com o tempo agregará vitalidade e cor ao lugar, a ideia é que esta seja apropriada por parte dos usuários, que poderão cuidar e interagir com as flores.